Negociar diminuição da TAEG

A TAEG - Taxa Anual Efetiva Global, é a taxa que mais rigorosamente reflete os encargos a ter com a contratação de um crédito.
Daí que deva ser o inimigo a abater para quem quer um crédito, ou pelo menos, o “inimigo a encurtar”.
Se quiser baixar a TAEG do seu crédito vai comprar algum trabalho para si, mas se for bem sucedido é óbvio que vai lucrar com isso.
A razão dos trabalhos e da dificuldade extra prende-se com o facto da TAEG ser a métrica que também melhor espelha o lucro que a entidade financeira terá com o seu crédito que lhe está a conceder, daí dever esperar uma negociação muito dura e complexa.
Se vai tomar em ombros a tarefa de tentar baixar a sua TAEG, siga estes pontos:





1º Argumentação: Prepare uma argumentação credível e bem estruturada para apresentar à financeira ou ao banco.

2º Planeie cenários: Preveja os cenários possíveis que a financeira lhe possa colocar. A previsão dos cenários possíveis é a melhor forma de se preparar para argumentar e contra-argumentar na hora de solicitar a descida da TAEG.

3º Situação de cumprimento: Para fazer baixar a sua TAEG é importante que o seu histórico enquanto devedor seja positivo. Valorize junto do banco ou empresa de crédito o facto de sempre ter cumprido as suas responsabilidades com o financiamento. Pelo contrário, e já fizer parte da lista de devedores, a negociação estará ainda mais dificultada.

4º Informação: Prepare-se para a negociação lendo todo o contrato de crédito, para perceber todos os itens e poder apresentar essa informação como argumento. Pessoas bem informadas conseguem atingir os seus objetivos mais rapidamente e, no seu caso, o objetivo é baixar a TAEG.

5º Comprovação documental: Qualquer situação ou factos que queria apesentar em sua favor, devem ser provados documentalmente. Se por exemplo ficou desempregado, lembre-se de levar todos os documentos que comprovem esta situação aquando da negociação da TAEG. Ateste sempre tudo o que alegue, com documentos.

6º Estude a oferta da concorrência: Conheça a oferta de crédito existente no mercado e use essa informação no momento da negociação. Faça entender que existem outras empresas de crédito no mercado que têm condições eventualmente mais favoráveis.

7º Não contraia mais responsabilidades: Muitas vezes negoceiam-se créditos com a aquisição de novos produtos e/ou serviços. No entanto, não cometa o erro de comprar produtos e serviços que não irá utilizar apenas para baixar a sua TAEG a não ser que consiga perceber que isso será mesmo proveitoso.

8º Honestidade: Se for verdadeiro em todas as informações que presta, a entidade financeira terá mais facilidade em assumir um novo compromisso consigo. Nunca desvirtue a verdade pois menor que seja o detalhe em que não está a ser verdadeiro. Um simples ponto de desconformidade pode trair a confiança que o seu interlocutor precisa de ter em si.

9º Persistência: Costuma dizer-se que quem espera, desespera. Neste caso, a persistência tem que o acompanhar sempre. Se está tão em empenhado em conseguir uma TAEG mais baixa, poderá passar por isso mesmo, tentando sempre encontrar a melhor altura para o fazer.

Comentários